CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS
Chuva Persistente, Vento Forte e Agitação Marítima
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM), Richard Marques, destacou, na primeira formação de 2025, a importância da especialização no programa de aprontamento do dispositivo operacional da Região Autónoma da Madeira (RAM) para os incêndios rurais (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais - DECIR).
A formação, intitulada "Curso de Segurança e Comportamento do Incêndio Rural", decorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2025 e reuniu bombeiros da Região Autónoma da Madeira para aperfeiçoar competências técnico-operacionais sobretudo no que concerne às condições de segurança nos teatros de operações.
Promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, através da sua Divisão de Formação, a formação é acreditada pela Escola Nacional de Bombeiros e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu+, no âmbito do programa MADEIRA 20-30.
Durante a sua intervenção, Richard Marques destacou o papel fundamental da formação contínua e da utilização de metodologias inovadoras para enfrentar os crescentes desafios impostos pelos incêndios rurais na Região. "A dinâmica dos incêndios rurais nos diferentes territórios exigem uma adaptação constante dos nossos dispositivos de resposta, absorvendo mais conhecimento e introduzido ferramentas inovadoras e facilitadoras da ação de quem tem a responsabilidade de proteger e socorrer, defender património e salvaguardar o ambiente", referiu o presidente.
A primeira formação de 2025 reflete o compromisso da Proteção Civil da Madeira em investir no desenvolvimento técnico dos seus agentes, para uma resposta cada vez mais eficiente e segura perante situações de emergência.
O presidente do Serviço Regional Proteção Civil-RAM (SRPC, IP-RAM), Richard Marques e a Chefe de Divisão de Formação, Cláudia Vale, reuniram com os dirigentes do conselho diretivo da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).
A oportunidade permitiu ao presidente do SRPC-RAM apresentar cumprimentos ao presidente da ENB, Lídio Lopes, e desde logo iniciar os trabalhos de planeamento e definição da estratégia de formação e qualificação das mulheres e homens que materializam a resposta operacional, ampliando o quadro de cooperação existente.
Neste encontro foi traçado o percurso de ampliação das áreas temáticas estabelecendo prioridades para 2025, nomeadamente no âmbito dos salvamentos especiais e no aprontamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Foram ainda sinalizadas áreas específicas em que a Região Autónoma da Madeira pode, através da sua experiência e conhecimento especializado, contribuir para os programas nacionais, como é o exemplo da intervenção em túneis, o salvamento em grande ângulo e a intervenção/salvamento em ambiente aquático.
(Créditos fotográficos: Escola Nacional de Bombeiros)
Telefone (geral) | Endereço | ||
---|---|---|---|
291 700 110 291 700 116 |
srpc@madeira.gov.pt gabinete.srs@madeira.gov.pt |
Caminho do Pináculo, 14 9060-236 Funchal |
A chamada é gratuita.
2025 Copyright © Protecção Civil
Developed by Navega Bem - Web Design